Mensagens

DIFERENTES, IGUAIS. CAMINHAM JUNTOS!

DIFERENTES, IGUAIS. CAMINHAM JUNTOS!

Escrito por Edielson Rocha Batista | 02/04/2018

Nós temos a tendência de acreditar que só conseguimos caminhar com pessoas iguais. Contudo, isso é uma falácia e ao mesmo tempo uma declaração de ignorância. Por outro lado a bíblia nos ensina que somos todos iguais, aos olhos de Deus. Mas essa igualdade está relacionado ao sentido de que todos pecaram e são alvos do amor regenerador de Deus.

Na biologia, a união de diferentes fortalece a raça humana, como dos animais. Quando se pensa na união dos iguais, no sentido de genes próximos, na busca de purificação da ração, isso torna o ser humano mais frágil e propenso a doenças. São muitos os exemplos de famílias no passado que realizavam a união primos para preservar a herança e a purificação da família, gerando filhos com problemas genéticos e de saúde.

Na visão sociológica, o ser humano é inteiramente dependente do outro. Na verdade podemos partir do princípio bíblico: "Disse mais o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só" (Gn. 2:18). Depois de sempre afirma quando havia concluído um período de criação: "E viu Deus que isso era bom" (Gn. 1:21). Como ser social o homem necessita do outro. Na administração de uma empresa há vários profissionais, uma escola, há professores de várias disciplinas. Não se organiza uma escola só com professores de matemática. E não se organiza uma empresa só com Contador. Uma cidade não sobrevive sendo composta de farmácia, ela precisa de mercado, padaria, escola, etc. Na família, mesmo entre irmãos gêmeos, pode-se perceber nítidas diferenças.

E na vida conjugal? A vida conjugal se estabelece pela diferença. Homem e Mulher são diferentes. Podemos passar uma vida ou muitas vidas e não encontraremos alguém igual. Já pensou viver com alguém igual? Nem por isso deixamos de caminhar juntos e construir uma família. Um pode ser extremamente organizado e o outro não. Um pode gostar de carne o outro de legumes. Um ser mais rígido com os filhos o outro mais argumentativo, mais carinhoso. Um querer investir em casa/moradia o outro em carro, ou roupas, ou férias. Um tem frio o outro calor.

Quais então os benefícios das diferenças? É mais fácil de identificar coisas erradas e desvios de valores. Às vezes não percebemos os erros e defeitos que temos. Não é fácil tratar e se deixar tratar. O apontamento sempre gera intrigas, pois utilizamos esta possibilidade como arma de ataque na hora de discussão. Mesmo assim é necessário se deixar tratar e crescer. Há coisas boas, atitudes, comportamentos e valores, capacidades que devem ser desfrutadas pelo casal. As diferenças devem completar um e outro; são a partir da união matrimonial uma só carne. Como é bom poder dividir as tarefas da vida. Há relatos de mães solteiras que reclamam da dificuldade de caminhar sozinhas, sem ter o apoio e ajuda de um companheiro. Todas as responsabilidades de criar os filhos e sustentar um lar sob seus ombros. Não podemos esquecer que somos uma só carne. E Eclesiastes ainda nos ensina que melhor serem dois, pois se um cair o outro o ajuda levantar.

Diferentes, mas que se completam! Eis o milagre da união contemplada por Deus e percebida pelo homem depois de receber de Deus a mulher criada para ser sua companheira.

Ricardo José Bento
Pastor da 1ª Igreja Presbiteriana Independente de Santo André

Projeto Toledânia